sexta-feira, 25 de abril de 2014

Ordem do Dia - CPO-CE




Mensagem do Diretor do CPO-CE - Ordem do Dia, 26-04-2014.

Caros Jovens,

   Chegamos ao início de mais uma jornada e de lutas. Todos que aqui estão, são vitoriosos e, poderão conquistar, com seus méritos, o direito de envergar nossas fardas e a responsabilidade de bem servir ao País. É preciso lembrar que hoje é apenas o começo de uma grande jornada, da qual vocês irão contribuir com a história e com o desempenho desta Nação e manter a tradição de nossa instituição educacional CPO-CE. Uma instituição que se orgulha por estar sediada no mais conceituado Estado do nordeste brasileiro, o Ceará, e que está entre os mais importantes estabelecimentos de ensino preparatório do Brasil que, desde 1989 tem como principal objetivo preparar e orientar jovens para que no futuro tenham condições de concorrer com igualdade as milhares de vagas ofertadas pelas Forças Armadas e Auxiliares.

   Gostaria de dirigir-me, particularmente aos senhores aqui presentes. No momento em que se propuserem a participar  do  convívio de nossa instituição educacional CPO-CE, na condição de alunos é importante que tenham a noção exata do tamanho da responsabilidade e da vitória que os espera.

     São pelo menos 8 meses de estudos, preparação, treinamentos físicos e outras atividades extraclasse, das mais diversas possíveis. Não tenham dúvidas de que as exigências disciplinares, de que o exemplo e a cobrança diária deixarão marcas indeléveis no caráter de todos vocês, que permanecerão para toda a vida.

     Embora a nossa preparação e o nosso aprendizado perdurem para sempre, os valores que adquirirem na fase básica de sua preparação no CPO-CE, serão perenes e fundamentais para as suas vidas futuras, em qualquer ramo de atividade que abraçarem.

    Falando em valores, ousaria dizer que esta parte da educação integral realizada pelo CPO-CE, é a mais importante. O conhecimento cognitivo é fundamental mas, pode ser adquirido em outras instituições de ensino. Já os valores morais e éticos praticados, ensinados e cobrados em nossa instituição de ensino CPO-CE, que são os valores defendidos e exigidos pelas Forças Armadas e Auxiliares, esses vocês não encontrarão em nenhum outro lugar.

    Tenha a certeza de que a disciplina, a honestidade, a integridade moral, o desprendimento,  a determinação e a humildade serão traços que vocês não conseguirão apagar de suas personalidades e que poderão ser o diferencial entre vocês e outros alunos de uma universidade ou os futuros companheiros de profissão. Nunca se esqueçam desses valores, e quando estiverem em dúvida de como proceder, lembre-se de tudo o que aqui aprenderam com as nossas equipes de professores, coordenadores  e com certeza decidirão corretamente.

    A ética em suas profissões deve sempre ser a primordial, tem que ser colocada acima de qualquer ganho material. Não tenham dúvidas de que se agirem com ética e dedicação “além do dever”, vocês serão reconhecidos. Mas, se tentarem levar vantagem em tudo, se atropelarem os colegas, se forem desleais, mais cedo ou mais tarde isso aparecerá e o descrédito, a desconfiança e o desprezo é o que receberão de seus companheiros, superiores, subordinados, da sociedade em geral e até de seus familiares.

    Os problemas, as dificuldades, os obstáculos fazem parte de nossa vida e não há como evitá-los. Há, entretanto, como enfrentá-los e vencê-los; para isso, serão preparados e orientados pelo CPO-CE.

    É imprescindível a todos saberem que “O mundo nada deve aos medíocres” e para não caírem na mediocridade, deverão pedir sempre ombros mais fortes e não cargas mais leves e pedir ainda a coragem, a força e a fé.  Lutem diante das coisas mais difíceis das suas vidas com muito amor e sabedoria para que, um dia, possas olhar para trás e dizer:- Foi difícil, mas venci!

        Lembre-se de que: Nada temos a pedir a DEUS... Só a agradecer.  Boa Sorte.

                                             VIRGÍLIO MASCARENHAS
                                                    Diretor Geral CPO-CE 

Nenhum comentário: